Project Description
A FORCE é especialista em classificação fiscal de mercadorias.
Para exportar ou importar determinado produto, a empresa deverá classificá-lo de acordo com um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições. O principal método internacional de classificação de mercadorias é denominado Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, ou simplesmente Sistema Harmonizado (SH). O SH foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional, assim como aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas.
Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai adotam, desde janeiro de 1995, a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), que tem por base o Sistema Harmonizado.
É com base na NCM que os países do MERCOSUL definem as alíquotas de seus impostos de exportação. A Tarifa Externa Comum (TEC) define os valores dos direitos de importação aplicados por todos os Membros do MERCOSUL.
Para exercer esta atividade, o profissional responsável pela atividade de classificação tarifária precisa possuir conhecimento técnico sobre os produtos a serem classificados, estar familiarizado com o Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadoria, as Regras Gerais para a Interpretação do Sistema Harmonizado, através de pesquisa efetuada na TEC ou TIPI, com as Notas Explicativas do Sistema Harmonizado e com as ementas de Pareceres e Soluções de Consulta publicadas no D.O.U.
A FORCE destaca-se nas seguintes soluções especializadas para a “Classificação Fiscal de Mercadorias”:
- Laudo técnico junto a engenheiros credenciados;
- Descrição e classificação tarifária;
- Enquadramento na Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatístico (NVE);
- Criação, revisão e manutenção de bancos de dados de produtos;
- Manutenção / monitoramento de bancos de dados de produtos;
Tecnologia
Para o controle da rotina operacional, a FORCE dispõe da linha completa de sistemas i-Global (Bysoft/NSI), tecnologia de ponta em plataforma web (JAVA) e banco de dados Oracle.
Os sistemas também permitem a integração com os principais ERP’s do mercado, geração de arquivos para input de dados diversos, além da importação de arquivos, como PO e invoices disponibilizados pelo cliente, garantindo a agilidade e eliminando erros comuns de redigitação.
Entre em contato com a FORCE e saiba mais sobre nossas soluções especializadas para “CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS”.